Investir em marketing e ter foco são dicas para iniciar negócio virtual.

Empreendedores devem ter cautela na hora, por exemplo, de escolher as ferramentas, táticas e mídias para a divulgação de seus negócios.


São Paulo - Ter foco, tratar bem os clientes, cortar gastos supérfluos e investir em marketing são algumas dicas para quem busca criar um negócio online minimizando os riscos. "Risco é o que os empreendedores que eu conheço e estudo menos gostam. Fazemos de tudo para evitá-lo. Se houvesse como criar um negócio sem risco, pode ter certeza que escolheríamos essa opção", afirma o empreendedor digital e idealizador dos sites Empreendedor Digital e Férias Sem Fim, Bruno Picinini.

A primeira dica é ter foco e não ficar "atirando para todos os lados". Segundo Picinini, muitos empreendedores, por exemplo, têm problemas para escolher as ferramentas, táticas e mídias para a divulgação de seus negócios. "O segredo é escolher uma e focar todas as energias nela", destaca. 

Tratar bem os clientes é imprescindível em qualquer área, inclusive a online. Picinini. destaca que uma das melhores e mais confiáveis fontes de venda é ter clientes indicando outros clientes.

O empreendedor também precisa cortar gastos supérfluos. "Tente diminuir seu custo fixo ao máximo, tente deixar o máximo possível em custos variáveis, pois assim conseguirá estancar suas perdas", disse o empreendedor digital.

Outra dica é investir em marketing, que, segundo Picinini, é a melhor alavanca de um negócio. Em um produto virtual o efeito do marketing não é tão aparente porque este já tem custo de 'produção' praticamente zero. "Ainda assim, o Marketing deve ser a prioridade, pois é ele que vai ditar quanto seu negócio irá lucrar. Seja com um produto físico ou digital", afirmou.

Reprodução: Diário do Amazonas